Greenpeace e os “Eletrônicos Verdes”

Escala do Greenpeace para Eletronicos Verdes
Escala do Greenpeace para Eletronicos Verdes

Quando falamos de Meio Ambiente e Tecnologia, uma das maiores ferramentas é a escala indicativa do Greenpeace. Através deste trabalho realizado por eles, conhecido como Escala “Greenpeace Greener Eletronics” é possível verificar como as empresas tem se comportado em relação ao meio ambiente.

Hoje em dia, devemos fazer nossa parte como consumidores conscientes, incentivando empresas que tem responsabilidade ambiental e forte senso de preservação do meio ambiente, dando preferência às empresas que estão bem colocadas mediante esta escala. Sempre que eu vou comprar alguma coisa nova ligada à tecnologia, dou uma olhadinha nessa tabela, e se a empresa está bem colocada, mando um email para o canal de comunicação da empresa, deixando claro porque comprei deles. E se – ao contrário – deixo de comprar em função desta mesma tabela, faço a mesma coisa: Comunico a empresa que não vou comprar porque eles não respeitam o meio ambiente.

Acredito que se todos (ou pelos menos alguns de nós) adotarem estas medidas, iremos “ensinar” às empresas que respeito ao Meio Ambiente conta e que nós – consumidores – nos importamos com isso SIM!

Segundo o site “Greener Eletronics”:

O mundo está consumindo mais e mais produtos eletrônicos a cada ano. Isto tem causado uma explosão perigosa em sucata eletrônica (e-waste) que contém produtos químicos tóxicos e metais pesados que não podem ser eliminados ou reciclados de forma segura. Mas este problema pode ser evitado. Estamos pressionando principais empresas de eletrônicos para a mudança, para reverter a maré tóxica de lixo eletrônico.

Criança Chinesa em meio ao Lixo Eletronico
Criança Chinesa em meio ao Lixo Eletronico

Todo ano, centenas de milhares de computadores velhos e celulares são despejados em aterros ou queimados em fornos de fundição. Milhares de outros são exportados, muitas vezes ilegalmente, da Europa, E.U., Japão e outros países industrializados, para a Ásia. Lá, os trabalhadores em empresas de sucata, muitas das quais são crianças, estão expostos a um cocktail de produtos químicos tóxicos e venenos.

E vocês? Como pretendem pressionar as empresas das quais vocês compram seus produtos tecnológicos a fazer mais pela preservação do planeta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s